Coordenador : Roberta Jimenez de Almeida Rigueira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398075.2206.281677.29082023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Prestação de Serviços
Publico Alvo : O público alvo engloba as diferentes empresas produtoras de bioinsumos, cafeicultores, indústrias de alimentos, entre outros. Com a implementação de inovação tecnológica em diferentes processos e setores, o consumidor final torna-se o público alvo para utilização e consumo do que será produzido, seja alimentício ou bens de consumo.
Local de atuação: UFF -Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente - Campus Praia Vermelha/Niterói-RJ.
Objetivo
OBJETIVO: O principal objetivo é a entrega de Relatórios Técnicos baseados em avaliações de informações técnicas de qualidade disponibilizadas pela ACCETA, resultando em estudos de caso multidisciplinares e contendo respostas aos quesitos também elaborados pela ACCETA. Estes Relatórios Técnicos visam colaborar com as atividades de opinião técnica e perícias técnicas realizadas pela ACCETA aos seus clientes que desenvolvem projetos inovadores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estudo de Caso Multidisciplinar envolvendo a avaliação de informações disponibilizadas pela ACCETA e quesitos pertinentes, para avaliação por parte da UFF e emissão de Relatórios Técnicos sobre os temas.
Resumo
O principal objetivo desta parceria é a entrega de Relatórios Técnicos baseados em avaliações de informações técnicas de qualidade disponibilizadas pela ACCETA, resultando em estudos de caso multidisciplinares e contendo respostas aos quesitos também elaborados pela ACCETA. Estes Relatórios Técnicos visam colaborar com as atividades de opinião técnica e perícias técnicas realizadas pela ACCETA aos seus clientes que desenvolvem projetos inovadores. Diante da proposta da obtenção de respostas técnicas, este trabalho justifica-se pelo: a) Compartilhamento de conhecimento e expertise: Ao envolver os professores da universidade no processo de resposta aos quesitos dos projetos demandados pela ACCETA, ocorre um intercâmbio de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e profissionais do setor. Isso enriquece a qualidade das soluções propostas e promove a inovação nos projetos; b) Ampliação das oportunidades de pesquisa e desenvolvimento: A colaboração com a ACCETA oferece aos professores da universidade uma oportunidade de trabalhar em projetos reais e enfrentar desafios do mundo real. Isso pode gerar novas ideias, insights e oportunidades de pesquisa e desenvolvimento que beneficiam tanto a universidade quanto a empresa; c) Aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos: fortalecimento da relevância da universidade, auxiliando na promoção da transferência de conhecimento para o setor produtivo; e d) Aumento da visibilidade e competências da universidade: possibilidade de atrair mais oportunidades de colaboração, financiamento e reconhecimento para a instituição. Portanto, Espera-se que no desenvolvimento dos relatórios técnicos estejam contidas as respostas dos quesitos de forma clara e objetiva.